# CLOUD COMPUTING – Nuvem o que é?

Conheça os conceitos e saiba se você já está na nuvem.

O que é a nuvem?

De forma simples e didática, podemos conceituar a nuvem como a entrega de serviços através da internet.

Num contexto geral e mais informativo, trata-se de um modelo que permite o acesso à rede online compartilhando recursos tecnológicos e configuráveis como aplicativos, redes, servidores, armazenamentos e até serviços mais críticos e que podem interagir com um provedor de serviços e serem lançados com o mínimo de esforço de gerenciamento.

O grande benefício é o compartilhamento de serviços em ambientes virtuais que podem ser acessados remotamente sem exigências físicas de hardwares.

Porém, a verdadeira definição de cloud computing ainda está perdida para alguns profissionais, pois muitos ainda não pensam nela como uma maneira ágil de se projetar serviços de TI.

 

“A nuvem em seus vários modelos tem mudado radicalmente os fundamentos da computação, pois hoje não é o lugar, mas sim a forma de gerenciar”

 

Segundo o NIST – Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos a nuvem dispõe de 5 benefícios sendo eles autoatendimento sob demanda, acesso amplo a rede, pool de recursos, elasticidade e serviço medido.

Destes benefícios, pode ser extraído 3 modelos de serviços em comum:

# Software: Sua aplicação pode ser feita e entregue pela internet

# Plataforma: Infraestrutura planejada de forma implícita

# Infraestrutura: Permite a implantação de tecnologias para execução de cargas de trabalho.

Vale lembrar que nesses modelos não foram mencionados locais físicos em momento algum, simplesmente porque a nuvem não é um “lugar” e sim uma nova maneira de pensar sobre serviços de TI.

É possível redesenhar e superar a ideia de que a nuvem é um monte de computador ou um data center funcionando em outro lugar e concluir que é um método de como a TI acontece e não onde ela acontece.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.