No artigo anterior mencionamos o que você deve saber para contratar os serviços de nuvem, na verdade você tem que começar por algum lugar…

E porque não pelo backup? muitas empresas ainda não se preocupam com a segurança do seus dados e muitos gestores ainda não sabem como devem trata-lo, mas quando tem algum desastre por mais simples que seja pode causar danos irreparáveis… e só restará lamentar a perda.

Segundo Peter Krogh, um fotógrafo americano de renome, existem dois grupos, os que já tiveram problemas com o backup e o que terão no futuro.  

Agora falando de forma mais simples… muitos criam resistência quando se fala em ir para a nuvem, talvez porque ainda tem muitas dúvidas sobre o seu funcionamento, e não tem confiança ou talvez porque acham que perderão o controle da sua empresa.

Por isso, “protegem” seus dados juntos a si através de HD’s externos, fitas… e ignoram os custos que essas ações provocam e ainda relevam um fator muito importante que é a segurança das suas informações.

Acho que podemos usar como exemplo, aliás excelente exemplo, a tragédia ocorrida nos Estados Unidos com as Torres Gêmeas… sem entrar em muitos detalhes, nessa época muitas empresas localizadas em uma das torres tinha o seu backup num data center na outra torre, não precisa dizer que essa tragédia acabou não só com a vida de muitas corporações como também se perderam documentos valiosos de muitos clientes e tiveram perdas irrecuperáveis.

Citamos acima somente um caso, mas não podemos esquecer das catástrofes como terremotos, enchentes entre outros.

Já ouvimos muitas historias de segurança de dados algumas até engraçadas, porém em todas elas podemos dizer que são inadequadas e correndo grandes riscos de segurança.

É bom manter os dados off-line enquanto não se tem confiança na nuvem? sim pode ser, mas em nenhum momento podemos ignorar a eficácia da nuvem para armazenagem de dados de forma segura.

As vantagens são inúmeras e já as mencionamos no artigo anterior, contate a Castelmar, agende uma visita para que o nosso especialista tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.