O ransomware tornou-se uma tática lucrativa para criminosos cibernéticos e nenhuma empresa está imune a ameaças de ransomware.

Quando seu sistema sofre ataques de ransomware, pode ser uma situação assustadora e desafiadora de gerenciar. Depois que o malware infecta uma máquina, ele ataca arquivos armazenados  ou  todo o disco rígido bloqueando os dados.

Saber que tipo de ransomware foi usado em um ataque é fundamental para entender como corrigir o problema, mas como encontrar novas variedades... ai é um projeto em andamento.

Existem duas formas de ransomware. A primeira criptografa seus arquivos para que não possa ser acessado, levantando assim um pedido de resgate... geralmente para uma conta de bitcoin do invasor. A outra, gera um formulário de bloqueio no seu PC, de modo que sua única opção aparente é pagar para obter acesso novamente.

O ransomware, geralmente invade um sistema de computador por meio de um anexo de email mal intencionado, criptografado ou bloqueando arquivos de um sistema e então exige aos usuários que  paguem uma taxa se quiserem que seus arquivos sejam desbloqueados.

Nem todos os ransomware criptografam dados da mesma maneira, portanto, os fornecedores de software de segurança precisam criar soluções específicas à medida que surgem novas ameaças

Existem métodos para descriptografar e recuperar arquivos sem o uso de especialistas, mas isso inclui principalmente o pagamento do resgate

Embora os endereços de ransomware não sejam necessariamente clandestinos, acessá-los não é simples.

Compreender o ransomware,  de onde ele se origina e como combatê-lo é muito importante, pois ele se torna cada vez mais forte e terá como alvo sistemas mais críticos.

Procurar tendências nos tipos de ataques, ajuda a informar como as empresas de segurança cibernética podem se defender contra o ransomware e como as empresas e os indivíduos podem se proteger proativamente.

Entender os mercados onde a tecnologia é comprada e vendida é importante para quem está na linha de frente no combate ao ransomware.

Por isso, os grandes fabricantes de vacinas (antivírus) estão se unindo em combate ao ransoware e lançaram o projeto https://www.nomoreransom.org/pt/about-the-project.html. Esse projeto visa educar e ao mesmo tempo orientar em caso de infecção.

É sempre bom o apoio de um especialista, portanto, prevenir será sempre o melhor remédio...

Telefone: (11) 4427-7785

castelmar@grupocastelmar.com.br

Rua Vapabussu, 517 Jd. Aeroporto São Paulo / SP CEP: 04632-011

O que outras pessoas estão dizendo

 www.castelmartecnologia.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.