Planejar uma infra-estrutura de rede parece fácil… seria como visualizar um ambiente, suas posições de funcionamento, comprar alguns interruptores, conectores, cabos de rede e sair conectando. Errado! Projetar um layout de rede confiável pode ser uma tarefa desafiadora e exige muito conhecimento.

Sua rede precisa ser confiável, pois ela deverá fornecer informações interna e externa à sua equipe de trabalho como também aos seus clientes. Vulnerabilidades de rede e problemas de confiabilidade podem impedir que seus dados se movam de forma eficiente e até mesmo prejudicar a produtividade da sua empresa, por isso, é importante o planejamento da sua infraestrutura de rede de forma eficiente e acessível.

Não existe um padrão quando se trata de infraestrutura de redes. As necessidades, complexidades  e recursos de cada empresa formarão um conjunto de soluções únicos para cada ambiente, portanto é necessário tratar com cuidado o layout , pois esse determinará a situação da rede no futuro.

Isso acontece também nos outros campos da TI, pois há uma variedade muito grande de tecnologias entre hardwares e softwares atuando em uma série de conceitos. Logo, quando se trata do design, acompanhar essas mudanças é uma tarefa árdua para os gestores na tomada de decisões.

No planejamento, a escala da sua rede será a decisão mais importante já que influenciará na construção da sua infraestrutura e nas suas decisões.

Sabemos que as mais comuns e conhecidas são as redes LAN, WAN e CAN…

  • Uma rede de área local (LAN) é geralmente implementada em um único escritório ou até mesmo em um único edifício. Na maioria dos casos, ele conecta o escritório local de TI (como em: computadores de seus funcionários) dentro de sua organização, bem como com a internet.
  • Uma ampla rede de área (WAN) conecta um único escritório ou um único edifício a uma rede maior, como se fosse a rede de organizações-mãe. Os links wans geralmente são mantidos por ISPs ou empresas de telecomunicações e variam em termos de largura de banda e custos.
  • Uma rede de área do campus (CAN) conecta vários LANs dentro da mesma organização nas proximidades. Tal como a WANS, os links cans são mais frequentemente mantidos por ISPs ou empresas de telecomunicações.

Decidido o tipo de infraestrutura é importante saber a necessidade dos seus usuários, de  quais aplicativos dependem e quanto de banda esses aplicativos vão precisar.

Não pode deixar de se preocupar com os servidores de arquivos e impressos, com os recursos locais, conexões para logins remotos, se vai usar Vlans…, Decidir se vai aderir ou restringir outras redes, se os usuários terão acessos a servidores de bancos de dados… entre outros aspectos, eles estarão movendo uma grande quantidade de dados.

É importante prever o que mudará no futuro…, como numero de funcionários, por exemplo, pois dependendo do seu negócio, terá que adicionar alguns recursos e sua rede precisa estar preparada.

Logo, é preciso saber se o layout da sua empresa impõe alguma restrição, se existe espaço disponível, como estão os pisos e os tetos para passar os cabos de rede. É necessário saber se o layout está de acordo com a sua infraestrutura de rede, além disso, certifique-se de não executar o seu cabeamento paralelo a sua instalação elétrica, a  comunicação de cabeamento pode ser interrompida pelo campo magnético criado por cabos elétricos fazendo com que sua largura de banda caia consideravelmente.

Outra coisa, mantenha o cabeamento da rede longe de dispositivos como iluminação fluorescente, ventiladores e itens similares.

É importante adicionar um rack de rede e planejar um bom gerenciamento de cabo baseado em rack, aumentará o custo do seu projeto, mas torna a manutenção muito mais fácil.

Você pode não entender bem a parte técnica, mas interaja com o seu parceiro e entenda das especificações do cabo,  certifique-se de que sua infraestrutura de rede foi testada após a instalação, é importante testar cada cabo usando ferramentas apropriadas para se certificar de que é adequado para o uso pretendido.

Agora é a hora do orçamento, viabilizar os custos para a instalação e manutenção da sua infraestrutura de rede, uma vez que, você já acertou os itens acima, agora é verificar se possui verba disponível para seguir em frente.

Quando está projetando e construindo uma rede do zero, não deve tomar como padrões modelos tradicionais, pois sua rede pode te atender nesse momento, mas não sabe se atenderá suas necessidades futuras. O trabalho é a parte mais cara do seu projeto, portanto uma previsão a médio e longo prazo te ajudará a ter economia e uma infraestrutura sempre adequada.

SEGURANÇA ELETRÔNICA – O que a Castelmar pode fazer por você

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.