Como criar uma política de segurança da informação eficiente

Ainda nos dias de hoje encontramos muitas corporações que não possuem uma política de segurança da informação bem definida, ouso em dizer que algumas nem tem.

Mas o que é política de segurança da informação?? Resumidamente, são diretrizes, regras e práticas que todos os membros da empresa devem seguir de forma positiva e coerente a fim de que sejam salvaguardados os dados da empresa.

São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento

A proteção dos dados corporativos tornou-se uma tarefa prioritária para o TI já que dela depende o sucesso da segurança da informação.

O cibercrime cresce de forma exponencial e cada vez mais inteligente, por isso, as empresas desenvolvedoras de soluções de segurança precisam sempre estar a pelo menos um passo à frente para que possam proteger os dados da corporação.

 

O CICLO DA INFORMAÇÃO

O Ciclo de Vida é composto e identificado pelos momentos vividos e pelas informações que a colocam em risco.

Os momentos são vivenciados justamente quando os ativos físicos, tecnológicos e humanos fazem uso da informação, sustentando processos que, por sua vez, mantêm a operação da empresa.

 

OBJETIVO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Hoje em dia a informação é o ATIVO mais valioso das empresas, apesar da maioria dos executivos estarem conscientes da necessidade da criação, pode-se dizer que uma boa parte desses executivos ainda não adotaram métodos rígidos e eficazes de segurança da informação

Todos têm a consciência de que será necessário um grande esforço para que as unidades de segurança possam lançar mão de recursos para a criação e cumprimento dessas ações.

 

E para que haja uma política de segurança da informação eficiente, devem ser avaliados alguns pontos, como:

  • Política de senhas e acessos aos dispositivos corporativos;
  • Normas sobre o uso da internet;
  • Diretrizes sobre a instalação de softwares;
  • Boas práticas de uso do e-mail corporativo;
  • Definição de rotinas de backup;
  • Determinação da realização de auditorias.

Cada empresa possui os seus códigos de conduta

  1. Realizar um diagnóstico do ambiente

Primeiramente, é necessário realizar uma análise em todo o ambiente e identificar os ativos de informação utilizados, as vulnerabilidades e ameaças existentes, a hierarquia dos acessos, entre outros pontos relevantes. A partir disso, é possível fazer um diagnóstico da situação atual e determinar quais os dados e ativos precisam de maior proteção, quais os principais riscos existentes e, assim, saber por onde começar.

  1. Estabelecer os responsáveis

Como qualquer outro projeto da organização, é necessário responsabilizar os profissionais que irão elaborar, divulgar, monitorar e revisar a política de segurança da informação na maior parte do tempo. Uma alternativa é criar um comitê comandado pelo CIO da organização ou o gestor da área de TI, e estabelecer responsabilidades bem como medidas que serão tomadas caso haja descumprimento das regras.

  1. Definir os níveis de acesso aos dados

Para uma boa política de acesso, é necessário considerar quem acessa, como acessa e quando acessa. A empresa deve definir controles de níveis no acesso para que cada colaborador possa utilizar apenas os dados necessários para sua função, além de determinar o que poderá ser feito com eles e o momento que eles poderão ser visualizados.

  1. Educar os funcionários

A educação dos funcionários será um ponto de partida para o cumprimento das regras bem como divulgar todas as normas, portanto, realizar treinamentos conscientizará todos os membros da empresa é isso será fundamental para o sucesso da política de segurança da informação.

  1. Realizar monitoramento e atualizações

Entender que ela não é apenas um documento que, depois de implementado, está finalizado é um passo importante para a continuidade dos processos, e para tanto, exigirá monitoramento e adaptações conforme a rotina da organização se transforma.

Por isso definimos a importância do entrosamento da equipe responsável pelo seu funcionamento, medir o desempenho em busca sempre do melhor resultado será possível com sistemas mais seguros e confiáveis.

Se você estiver em busca da melhor política de segurança da informação, a Castelmar Tecnologia está pronta para te ajudar.

 

SEGURANÇA ELETRÔNICA – O que a Castelmar pode fazer por você